SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA: VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 AGORA É OBRIGATÓRIA PARA MENORES DE 5 ANOS
quarta, 03 de janeiro de 2024

Calendário Nacional incorpora doses da Pfizer na Caderneta de Vacinação dos pequenos a partir de janeiro de 2024

A vacina do Covid para menores de 5 anos passa a ser obrigatória como as demais vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos comunica à população a obrigatoriedade da vacina contra a COVID-19 para crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A decisão segue a publicação da Nota Técnica n.º 118/2023-CGICI/DPNI/SVSA/MS, que incorpora as vacinas contra a COVID-19 no Calendário Nacional de Vacinação Infantil a partir de 1º de janeiro de 2024.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal consiste em três doses, sendo a primeira administrada aos 6 meses, a segunda aos 7 meses e a terceira após 9 meses. Crianças que não foram vacinadas na idade recomendada devem ter seu resgate vacinal realizado até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A vacinação é preconizada com a utilização da vacina Pfizer, e todo o processo segue as orientações estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e é registrado nos Sistemas de Informação, assegurando a eficácia e a rastreabilidade das doses.

A Secretaria destaca que as vacinas contra a COVID-19 para crianças passaram por rigorosos processos de licenciamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) após aprovação na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC).

A medida visa proteger a população infantil contra os riscos associados à COVID-19 e contribuir para a criação de um ambiente mais seguro para todos. A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como um instrumento fundamental na promoção da saúde pública e no enfrentamento da pandemia e informa que a vacina está disponível em praticamente todas as unidades de Saúde do município (com exceção do Posto São Francisco de Assis) nas quartas-feiras.