SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA FAZ RELATO DE 2021
quarta, 19 de janeiro de 2022

Falou das expectativas para 2022

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dois Vizinhos, Engenheiro Agrônomo José Carlos Ventura Junior, Juninho, fez um relato sobre 2021 das atividades de sua Pasta, e falou das expectativas para 2022.

Para Juninho, é justo investirmos na Agricultura,  setor muito forte e voltado para o agronegócio em Dois Vizinhos. “Temos que realizar mais investimentos em programas que atendam as necessidades de nossos produtores rurais”, disse.

Relativamente a 2021

1. No programa caminhos da produção, foram atendidos cerca de 600 produtores e feitas mais de 1.500 horas dentro das propriedades, objetivando   aumentar o índice  de produtividade e com mais qualidade.

1. No âmbito do melhoramento genético, além  do serviço de inspeção nas propriedades, foram realizadas 5.497 inseminações completas, com doação de sêmens e trabalho do inseminador pelo Município.  Foram ainda fornecidos, gratuitamente, 5.301 litros de nitrogênio e em torno de 750 doses de sêmen aos produtores para armazenamento nos respectivos botijões de nitrogênio, para   inseminação e melhoramento dos rebanhos,  visando  aumento da produção de leite.

1. Em parcerias com alguns empresários e com escolas, no Dia do Rio soltamos cerca de 14 mil alevinos no Lago Dourado e no Lago da Paz e nos rios municipais.

1. Sobre reflorestamento e proteção de fontes, em parcerias com empresários, entidades,  Conselho de Desenvolvimento Rural e Conselho do Meio Ambiente, fizemos a doação de quase 5 mil mudas de árvores de espécies diversas aos nossos produtores rurais, para que os mesmos pudessem fazer o reflorestamento de suas propriedades.

1. Na cidade, plantamos mais de mil mudas de árvores para sombreamento urbano e plantamos cerca de 20 mil mudas de flores diversas, deixando a cidade mais bonita, diferente e alegre.

1. Entre frigoríficos, laticínios e panificados, oito desses estabelecimentos foram regulamente fiscalizados, inspecionados e receberam assistência técnica, pelo Médico Veterinário competente da Secretaria de Agricultura.

1.  No que tange ao controle de cães e gatos, foram realizadas 248 castrações, visando diminuir e controlar o número e ter um controle populacional desses animais.

1. Quanto ao recolhimento do lixo, dentro das propriedades rurais, tivemos um aumento de 50% nas coletas, passando de duas para quatro vezes a remoção ao ano, sendo coletados cerca de 120 toneladas de lixo, postos nos aterros existentes no município.

1. Quanto aos cemitérios, buscamos a edição e aprovação de uma lei municipal que permitiu melhor organização e melhoria nos cemitérios da cidade, incluindo pinturas em geral, revestimento com pedra brita.

Para 2022

1.  Programas que deram certo em 2021 serão melhorados em 2022, a exemplo do “horas-máquina” e “caminhos da produção”, com a busca    de recursos estaduais e federais para aquisição de máquinas e de alguns caminhões, para que a Secretaria de Agricultura possa efetivá-los.

1. No melhoramento genético, um novo programa atenderá aos nossos produtores que mexem com gado leiteiro, e um técnico será disponibilizado pela Pasta para dar assistência necessária dentro da propriedade, visando aumentar e melhorar ainda mais a produção leiteira em nosso Município.

1. Quanto ao paisagismo, vamos continuar plantando, regando e cuidando das flores, com novos canteiros; buscaremos novos conhecimentos para que possamos melhor cuidar dessas plantas, embelezando e alegrando sempre a nossa cidade.

1. Mudas de árvores continuarão sendo doadas aos nossos amigos do interior, para  que possam plantar, sombrear e embelezar as suas propriedades, e proteger as fontes de água  (importante  riqueza natural de nosso Município).

1. Para a área urbana, estar-se-á incentivando os moradores a plantarem árvores, e faremos a substituição daquelas que trazem risco de queda e perigo, tudo para deixar a nossa cidade mais arborizada e boa de se viver.

1. O programa de castrações de cães e gatos terá continuidade, visando o controle populacional desses animais em nosso Município.

1. O serviço de inspeção, que é feito em empresas de município, será revisado e organizado, inclusive com a contratação de novos veterinários, de maneira que possa a Secretaria de Agricultura melhorar a fiscalização e assistência a essas empresas.

1.  Quanto à coleta do lixo, já estamos buscando novos conhecimentos, visando melhorias, inclusive para que possamos implantar, ainda em 2022, um serviço de reciclagem e destinação correta de todo esse material.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing