Falou das expectativas para 2022
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dois Vizinhos, Engenheiro Agrônomo José Carlos Ventura Junior, Juninho, fez um relato sobre 2021 das atividades de sua Pasta, e falou das expectativas para 2022.
Para Juninho, é justo investirmos na Agricultura, setor muito forte e voltado para o agronegócio em Dois Vizinhos. “Temos que realizar mais investimentos em programas que atendam as necessidades de nossos produtores rurais”, disse.
Relativamente a 2021
- No programa caminhos da produção, foram atendidos cerca de 600 produtores e feitas mais de 1.500 horas dentro das propriedades, objetivando aumentar o índice de produtividade e com mais qualidade.
- No âmbito do melhoramento genético, além do serviço de inspeção nas propriedades, foram realizadas 5.497 inseminações completas, com doação de sêmens e trabalho do inseminador pelo Município. Foram ainda fornecidos, gratuitamente, 5.301 litros de nitrogênio e em torno de 750 doses de sêmen aos produtores para armazenamento nos respectivos botijões de nitrogênio, para inseminação e melhoramento dos rebanhos, visando aumento da produção de leite.
- Em parcerias com alguns empresários e com escolas, no Dia do Rio soltamos cerca de 14 mil alevinos no Lago Dourado e no Lago da Paz e nos rios municipais.
- Sobre reflorestamento e proteção de fontes, em parcerias com empresários, entidades, Conselho de Desenvolvimento Rural e Conselho do Meio Ambiente, fizemos a doação de quase 5 mil mudas de árvores de espécies diversas aos nossos produtores rurais, para que os mesmos pudessem fazer o reflorestamento de suas propriedades.
- Na cidade, plantamos mais de mil mudas de árvores para sombreamento urbano e plantamos cerca de 20 mil mudas de flores diversas, deixando a cidade mais bonita, diferente e alegre.
- Entre frigoríficos, laticínios e panificados, oito desses estabelecimentos foram regulamente fiscalizados, inspecionados e receberam assistência técnica, pelo Médico Veterinário competente da Secretaria de Agricultura.
- No que tange ao controle de cães e gatos, foram realizadas 248 castrações, visando diminuir e controlar o número e ter um controle populacional desses animais.
- Quanto ao recolhimento do lixo, dentro das propriedades rurais, tivemos um aumento de 50% nas coletas, passando de duas para quatro vezes a remoção ao ano, sendo coletados cerca de 120 toneladas de lixo, postos nos aterros existentes no município.
- Quanto aos cemitérios, buscamos a edição e aprovação de uma lei municipal que permitiu melhor organização e melhoria nos cemitérios da cidade, incluindo pinturas em geral, revestimento com pedra brita.
Para 2022
- Programas que deram certo em 2021 serão melhorados em 2022, a exemplo do “horas-máquina” e “caminhos da produção”, com a busca de recursos estaduais e federais para aquisição de máquinas e de alguns caminhões, para que a Secretaria de Agricultura possa efetivá-los.
- No melhoramento genético, um novo programa atenderá aos nossos produtores que mexem com gado leiteiro, e um técnico será disponibilizado pela Pasta para dar assistência necessária dentro da propriedade, visando aumentar e melhorar ainda mais a produção leiteira em nosso Município.
- Quanto ao paisagismo, vamos continuar plantando, regando e cuidando das flores, com novos canteiros; buscaremos novos conhecimentos para que possamos melhor cuidar dessas plantas, embelezando e alegrando sempre a nossa cidade.
- Mudas de árvores continuarão sendo doadas aos nossos amigos do interior, para que possam plantar, sombrear e embelezar as suas propriedades, e proteger as fontes de água (importante riqueza natural de nosso Município).
- Para a área urbana, estar-se-á incentivando os moradores a plantarem árvores, e faremos a substituição daquelas que trazem risco de queda e perigo, tudo para deixar a nossa cidade mais arborizada e boa de se viver.
- O programa de castrações de cães e gatos terá continuidade, visando o controle populacional desses animais em nosso Município.
- O serviço de inspeção, que é feito em empresas de município, será revisado e organizado, inclusive com a contratação de novos veterinários, de maneira que possa a Secretaria de Agricultura melhorar a fiscalização e assistência a essas empresas.
- Quanto à coleta do lixo, já estamos buscando novos conhecimentos, visando melhorias, inclusive para que possamos implantar, ainda em 2022, um serviço de reciclagem e destinação correta de todo esse material.