SECRETÁRIA DE SAÚDE RETORNA DA CAPITAL E TRAZ ÓTIMAS NOTÍCIAS PARA OS MUNÍCIPES
quarta, 23 de fevereiro de 2022

Visita ao Secretário de Estado da Saúde garante verbas prometidas em 2021 para se concretizarem neste ano de 2022.

Na última viagem a capital Curitiba, na semana de 14 a 18 de fevereiro, a Secretária de Saúde, Claudete Meurer juntamente com o Prefeito Municipal Luiz Carlos Turatto, o Diretor do Departamento de Saúde Rafael Rogério Dutra, demais secretários, vereadores e diretores, participaram de vários encontros e reuniões, os quais trouxeram ao município grandes novidades para a área da saúde.

No primeiro dia participaram de uma reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), entidade que representa os interesses de todas as Secretarias do Estado.  Este evento abrange os 399 municípios do Paraná onde ali, discutem através de uma “câmara técnica”, vários assuntos relacionados ao trabalho de saúde no ambito do SUS.

Dando sequência, participaram também de uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), novamente com todos os secretários. Ali é sancionado as leis e os pedidos realizados para o Ministério da Saúde.

Seguindo reuniu-se com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto a fim de agilizar o pedido de ampliação da UTI e também do Hospital Pró-Vida no valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil), pedido este já protocolado na 8ª regional de Saúde em 2021, e anunciado pelo Ex-Chefe da Casa Civil Guto Silva, no ato da Inaugural dos leitos de UTI instalados no Pró-Vida, que conforme a Secretária esta previsto para iniciar a obra ainda neste ano de 2022. O Secretário, Beto Preto viabilizou junto ao Deputado Estadual Paulo Litro, o valor de R$ 400 mil reais para a aquisição de uma *autoclave e um *arco cirúrgico para o Hospital Pró-Vida.

Mas não parou por aí. Foram informados pelo secretário e sua equipe que o andamento dos processos protocolados em 2021 estão em faze final de liberação, como; o aparelho de tomógrafo, liberação das verbas no valor de R$ 735 mil para a troca da cobertura do Hospital pro vida e mais R$ 600 mil para aquisição das placas solares que serão instaladas no local

Por fim, aproveitando a ocasião, foi reivindicado através de um protocolo, o processo para liberação de uma clínica de endoscopia e colonoscopia junto ao município, o qual fará atendimento junto a ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) a todos os munícipes.

A saúde do povo é a suprema lei. Fahd Haddad.

*AUTOCLAVE: equipamento que fornece um método físico de esterilização, matando bactérias, vírus e até esporos presentes no material colocado dentro do recipiente por meio de vapor sob pressão.

*ARCO CIRÚRGICO: equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais. São normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos entre outros procedimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social