Secretaria de Saúde emite instruções sobre vacinação contra a Covid-19
terça, 14 de dezembro de 2021

Na tarde de segunda-feira, 13 de dezembro, na Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura Municipal, Grazieli Pedrussi, Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos prestou informações acerca das instruções e do andamento da vacinação contra a Covid-19 em Dois Vizinhos, ou seja:

1. Para esta semana, temos a chegada de reforço do  imunizante da Janssen. Será aplicado a partir de hoje, terça-feira, dia 14, destinada a todas as pessoas maiores de 18 anos que tomaram a primeira dose da Janssen. O intervalo mínimo é de dois meses para esta dose de reforço.

1. O reforço será com a Pfizer para as seguintes pessoas: gestantes e puérperas (mulheres dentro do prazo de 45 dias após o parto), e também para  os imunossuprimidos, que são aquelas pessoas que tomam medicação imunossupressora, a exemplo dos que fizeram transplante, ou com artrite reumatoide.

1. Vacinação com a Janssen, locais de vacinação, datas e horários:

- A vacinação com a Janssen será centralizada em três locais: Santa Luzia, Jardim da Colina e no Centro Norte, terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, das 09h às 11h.

Esses três locais foram selecionados para maior concentração de pessoas, pois o frasco não vem com dose única, e sim com multidose. Depois de aberto o frasco a validade é de seis horas, sendo necessário otimizar cada frasco aberto, reunindo para tanto o maior número de pessoas para que as doses sejam todas utilizadas.

1. As demais unidades de saúde estarão vacinando normalmente com a primeira dose aos acima de 18 anos, com a segunda dose, com a dose de reforço da Pfizer e também a vacinação dos adolescentes. Quanto à vacinação dos adolescentes, infelizmente não está como a Saúde gostaria em termos de quantidade de jovens vacinados.

1. Não haverá vacinação contra a Covid-19, neste resto de ano, no Centro Sul, pois a Enfermeira responsável está gestante, e por lei deve ficar afastada das suas funções. Grazi pede para que a população do Centro Sul se dirija aos Postos de Saúde mais perto para receber o imunizante, como Sagrada Família ou Nossa Senhora de Lourdes.

1. Levar documentos e comprovante de imunização:

- Para o reforço e segunda dose de qualquer vacina é importante que levem o comprovante da imunização anterior. É imprescindível que a pessoa leve este comprovante, até porque o sistema informatizado do Ministério da Saúde foi atacado por hackers e está fora da Internet para consultas.  Sem o comprovante, não haverá a imunização de reforço.

- Levar também o RG e o CPF.

- E os adolescentes, cujos pais não puderem acompanhar, deverão levar autorização escrita assinada pelos referidos genitores, para serem vacinados.

7. Ainda sobre segunda dose ou dose de reforço, na terça-feira, dia 21 de dezembro, das 15h às 19h, ou seja das 3 da tarde até às 7 da noite, nos Postos de Saúde de Santa Luzia, Jardim da Colina e no Centro-Norte, estará sendo feito um mutirão de vacinação contra a Covid19, até porque é o último dia de vacinação do ano, que somente retornará dia 04 de janeiro de 2022, com os aprazamentos normalmente estabelecidos.

8. Gazieli Pedrussi alerta para o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a Covid-19, pois nesta época do ano haverá aglomerações e os casos tendem a aumentar. Daí a necessidade de distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel. “Não podemos relaxar, sobretudo porque temos a variante Delta em circulação no Município, inclusive com casos identificados aqui e daqui, e todo cuidado é pouco”, enfatizou a Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Saúde de Dois Vizinhos.

9. Preocupante, e porque não dizer triste, conforme informou  Grazieli, que      a Saúde de Dois Vizinhos esteja devolvendo ao Estado doses de vacina. Deu como exemplo a Pfizer, que depois de descongelada tem o prazo de 30 dias para ser utilizada.
Então, antes de vencer, são devolvidas ao Estado para utilização em outros Municípios. Por conta disso, na semana passada foram devolvidas 400 doses da Pfizer, e  hoje foram devolvidas mais 400 doses. Todas essas doses vieram porque havia pessoas aprazadas, ou seja, com prazo para tomarem o imunizante, mas não compareceram, disse Grazi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing