Em 2022 as coisas voltarão a acontecer
Na sexta-feira, 07 de janeiro, o Secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos Edimarcos Bonis Dal’Agnol, que é Vereador licenciado, relatou sobre os feitos de sua Pasta em 2021 e perspectivas para 2022.
Chicão, como é conhecido o Secretário, começou agradecendo a confiança em si depositada pelo Prefeito Carlinhos e Vice Nery, agradeceu também à sua equipe de trabalho e disse que o ano de 2021 foi de experiência, abençoado e muito produtivo em realizações, conforme segue.
- No interior, foram mais de 7 mil cargas de cascalho puxadas, resultando em mais de 7,5 mil metros cúbicos de cascalho britado colocados nas estradas vicinais.
- Na cidade e no interior foram postos e enterrados mais de 2 mil tubos, para resolver o problema de escoamento das águas fluviais, obra que trará tranquilidade quando das chuvas.
- Foram reparadas mais de 100 bocas de lobo em bairros da cidade, trabalho este considerado simples, mas muito necessário, porém que há mais de 7 ou 8 anos estava por fazer.
- Várias pontes foram restauradas no interior, facilitando e trazendo maior segurança no trânsito de veículos, no transporte de cargas e de passageiros, sobretudo aos ônibus do transporte escolar de alunos.
- Outros avanços aconteceram, pois o trabalho foi intenso, a exemplo de calçamentos das estradas ou de serras, melhorias nas entradas das propriedades, para facilitar o escoamento da produção.
Edimarcos assegurou que o ano de 2022 também promete ser profícuo de realizações, em prol de nossa população do interior e da cidade.
- Novos contratos serão realizados pela Administração Municipal, para exploração de cascalheiras e retirada de material, objetivando melhorar ainda mais e conservar as estradas vicinais.
- Onze (11) trechos de calçamentos já foram licitados, sendo que três estão com as obras em execução, a saber: o que sai da Boa Vista do Chopim até a Linha Tartari, numa distância de 5,5 quilômetros; o trecho de 3 quilômetros e 300 metros, que vai da via asfáltica (PR-281), da propriedade do Link até a Igreja de Santo Antônio; 2,5 quilômetros que vão do asfalto da UTFPR até o asfalto que vai até a comunidade de São Braz, passando pelo Pinheirinho; 100 metros de uma serra no São Roque, perto do Zanella; também uma serra, chamada Serra Costa Leite, em Santa Lúcia, já está liberada para o início das obras; em São Pedro do Sul há a previsão de 1,1 quilômetro a ser calçado.
- Vários outros trechos de calçamentos estão previstos para 2022, para o interior do Município, cujos ofícios requisitórios já foram enviados pela Pasta ao Prefeito buscando a liberação dos respectivos processos licitatórios, contratos e autorizações para início das obras.
- As ações para 2022 serão bastante focadas na cidade, disse Chicão, com limpeza geral nos bairros, obras de asfaltos, de pinturas de meio-fios, obras para resolver pontos de alagamentos.
- Sobre os alagamentos, o Secretário lembrou ser este um problema que há tempo demanda ação específica e necessária, incluindo a limpeza do rio Girau Alto.
Concluiu dizendo que a Secretaria de Viação, Obras e Serviços Urbanos buscará fazer o melhor em 2022, no interior e na cidade, para que se tenha boas e seguras vias de transporte, limpeza geral, reparos necessários e conservação.