A Secretaria Municipal de Saúde definiu o calendário das ações para o ano de 2020. De acordo com o Secretário Edson Spiassi além das campanhas corriqueiras realizadas anualmente, várias ações foram definidas por toda a equipe.
Em janeiro está em andamento a campanha de controle e prevenção da Hanseníase.
Em fevereiro, tem a campanha de conscientização e distribuição de preservativos para o carnaval; e no dia 15 o dia “D” de vacinação contra o Sarampo.
Em março, de 09 a 13 campanha de coleta noturna de CP – Coleta do exame preventivo de colo do útero; de 20 a 24 semana da tuberculose com coleta de escarro e no dia 25 de março dia “D” do sintomático respiratório.
Em abril tem a campanha de vacinação da influenza, prevenção ao diabetes e hipertensão arterial que ocorrerá no dia 26.
Em maio tem a campanha juntamente com as demais secretarias municipais sobre orientações do trânsito, denominada de “Maio Amarelo”. Também no dia 18 do mesmo mês a Luta antimanicomial.
No mês de junho tem a campanha de doação de sangue e medula óssea, denominada “junho vermleho”. Ainda no dia 21 combate a drogadição.
Em julho acontece a campanha de teste rápido de hepatites virais, com o apoio do Rotary Club.
Em Agosto tem a campanha de amamentação e combate ao tabaco, com o ambulatório do fumo.
Em Setembro, no dia 10 Dia mundial de prevenção ao suicídio sob a coordenação do CAPS e Comitê de saúde mental. Também tem a campanha de multivacinação.
No mês de outubro em a campanha “outubro rosa”, com a realização de preventivos, mamografia e planejamento familiar. No dia 04 dia do ACS – Dia do agente comunitário de saúde, e dia 10 é o Dia Mundial de Saúde Metal.
Em novembro tem a campanha de prevenção a saúde do home “novembro azul” e a ação de prevenção as situações de violência, denominada de “novembro roxo”.
E em dezembro, no dia 1º é lembrado o dia mundial da luta contra a AIDS, denominado como “dezembro vermelho”.