Vacinação Contra a Covid-19 Será Até as 15h na Quinta-feira, 20 de Janeiro

Equipe passará por capacitação para atender as crianças na vacinação pediátrica, que será iniciada nos próximos dias.


Vacinação Contra a Covid-19 Será Até as 15h na Quinta-feira, 20 de Janeiro

Com a liberação da vacinação pediátrica pelo Ministério da Saúde, crianças de 5 a 11 anos, e por se tratar de uma logística diferente que os demais públicos, a Secretaria de Saúde estará realizando, com a equipe responsável pela imunização, uma capacitação a estes profissionais.

Desta forma, na quinta-feira, 20 de janeiro de 2022, a vacinação no Pronto Atendimento aos demais públicos seguirá somente até as 15horas.

A imunização iniciará por faixa etária com prioridade para os pequenos, de 5 a 11 anos, que possuem comorbidades ou deficiências permanentes, os quais apresentarem comprovação médica, sendo este uma receita médica ou laudo que comprove a comorbidade. Sendo que os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Caso os pais ou responsáveis não estiverem presentes, a vacinação somente será realizada mediante um termo de consentimento assinado por eles, e isto está disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Caso os pais tenham dúvidas mediante a imunização do seu pequeno, pois não será obrigatória, a orientação conforme o Ministério da Saúde, é que os mesmos procurem a recomendação prévia de um médico antes da aplicação.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Alguns dos quesitos que serão tratados na capacitação é a apresentação do imunizante, sendo este o frasco na cor laranja, contendo 10 mcg da vacina contra a COVID-19, Comirnaty (Pfizer/Wyeth), instruções sobre o modo de diluição e dosagem, cuja a dose deve ser de 0,2mL locado em uma seringa de 1ml e após a aplicação a criança deverá permanecer em observação no local por 20 minutos.

Antes mesmo dos Profissionais de Saúde aplicarem a vacina, os mesmos devem informar ao responsável, sobre os principais sintomas locais esperados (por exemplo, dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção) e sistêmico (por exemplo, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia, artralgia) outras reações após vacinação, como linfadenopatia axilar localizada no mesmo lado do braço vacinado foi observada após vacinação com vacinas de mRNA COVID-19.

Na ocasião os pais ou responsáveis serão também orientados a procurar o médico se a criança apresentar dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação da vacina.

O local da aplicação será segregado, ou seja, separado da vacinação do público adulto.

Outra informação importante é que as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, permaneçam com a dose pediátrica da vacina Comirnaty.

Maiores informações serão repassadas ainda esta semana, pois a Secretaria de Saúde do município está no aguardo da chegada das doses na 8ª Regional de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Ministério da Saúde


Visitas: 1060
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao