Secretaria de Saúde destaca a importância da imunização contra o COVID-19, e pede para a população aproveitar o Dia D no sábado, 04 de dezembro, para se vacinar.
Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta (B.1 617.2), antes também chamada de variante indiana, foi confirmado um caso na manhã desta quinta-feira, 02 de dezembro, um caso no município de Dois Vizinhos.
Conforme a Secretaria de Saúde o paciente positivou no final de outubro, e a variante Delta foi identificada por sequenciamento genético encaminhado via LACEN-PR, sendo que o resultado dessa amostra saiu na manhã desta quinta-feira. O paciente é de sexo masculino com 68 anos de idade o qual se encontra em recuperação.
Esta variante é mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.
Os sintomas são semelhantes às outras variantes, que, na maioria das vezes, são quadros benignos de resfriado comum, mas também podem apresentar sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo passar para uma vasta gama de sinais, como: obstrução nasal, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, diarreia, vômitos, dor abdominal, manchas na pele, entre outros sintomas.
Diante do exposto, a Secretaria pede a população que mantenham os cuidados sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus, façam a imunização conforme liberação dos grupos, levem os adolescentes para serem também vacinados, sendo estes os que mais estão expostos a contaminação e transmissão.
Aproveite a Campanha do Dia D de imunização contra o COVID-19, que acontecerá no sábado, 04 de dezembro, das 8 às 15hs, destinado a todos os públicos e etapas já contemplados pela campanha.
A imunização acontecerá em 3 Postos de Saúde da área urbana do nosso Município, sendo eles: Posto Santa Luzia, Posto Sul e Posto Norte – Antiga Clinica da Mulher.
Leia também
SÁBADO, 04 DE DEZEMBRO - DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19