Levantamento realizado na manhã desta quarta-feira pela Prefeitura Municipal, revela os prejuízos causados pelo vendaval que atingiu o município no início da tarde de ontem.
Mais de uma dezena de postes de energia foram derrubados com a força dos ventos, principalmente as margens da rodovia no sentido Dois Vizinhos à São Jorge do Oeste/Verê.
Equipes da Copel estão trabalhando desde as primeiras horas da manhã de hoje para restabelecer a energia, que afeta localidades do interior e áreas da cidade, como no Bairro da Luz.
Na linha de transmissão ao município do Verê vários postes também foram derrubados e além da falta de energia, os moradores estão também sem comunicação.
O CTG Saudades do Pago, teve parte do telhado destruído e algumas árvores arrancadas com o vendaval.
Parte das estruturas do hangar da pista de decolagens e pouso do Mocelin, também foi duramente castigado pelos ventos. A cobertura de um barracão foi arrancada com a estrutura metálica e arremessada por cima da pista da rodovia na saída para o Verê. Os ferros retorcidos e folhas da cobertura foram parar em uma lavoura a pelo menos 150 metros do barracão. Até mesmo o ponto de ônibus existente em frente a pista de aviação foi derrubado.
Algumas lavouras, principalmente de milho foram castigadas e a cultura está deitada.
Alguns aviários e galpões no interior também tiveram a cobertura e estrutura danificados.
Na Cerealista Schmoller, os danos foram enormes, uma vez que os silos tiveram parte das estruturas danificados pelos ventos. A empresa está com as atividades paralisadas e equipes estão trabalhando para reparar os danos.
No loteamento Araldi, algumas empresas tiveram danos principalmente na estrutura da cobertura dos barracões.
Na sede municipal algumas casas tiveram danos nos telhados e muitas árvores acabaram sendo arrancadas pela força dos ventos.
Não há registro de vítimas. Mas muitos prejuízos por onde passou o vendaval.
De posse deste levantamento, a COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil de Dois Vizinhos, está elaborando o FIDE – Formulário de Informações do Desastre, que será encaminhado a Defesa Civil do Estado do Paraná.
A oficialização destas informações aos órgãos competentes, possibilita que proprietários dos imóveis danificados possam auxiliar as seguradoras para cobrir os prejuízos provocados pelo evento climático extremo que atingiu o município.