VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA POPULAÇÃO SOBRE GOLPES DE DEDETIZAÇÃO EM DOIS VIZINHOS
terça, 02 de abril de 2024

Devido à epidemia de Dengue em Dois Vizinhos, moradores e comerciantes estão sendo abordados por empresas dedetizadoras questionáveis

Comerciante que contratou serviço por R$ 160,00, chegou a pagar R$ 4.000,00 pelo inseticida utilizado.

Com a epidemia de Dengue assolando Dois Vizinhos, um novo problema tem preocupado moradores e comerciantes: golpes relacionados à dedetização. Empresas desconhecidas estão abordando indivíduos, oferecendo serviços de controle de pragas a preços abaixo do mercado, mas entregando resultados questionáveis.

Alguns dos golpes mais comuns incluem a cobrança de valores acessíveis pelo serviço de dedetização, seguido por cobranças absurdas por inseticidas supostamente utilizados durante o processo. Em outros casos, as vítimas contratam os serviços e, apesar do pagamento, os insetos continuam presentes, indicando que o serviço não foi devidamente realizado.

A Vigilância Sanitária de Dois Vizinhos alerta para essas práticas fraudulentas, que estão se tornando recorrentes na cidade. Os golpistas se apresentam como empresas legítimas de controle de pragas, mas suas atividades são fraudulentas e seus certificados são falsos. Muitas vezes, os CNPJs das empresas não existem, ou pertencem a empresas de outras regiões do país que não prestam serviços em Dois Vizinhos.

Segundo relatos recebidos pela Vigilância Sanitária, as empresas fraudulentas geralmente começam cobrando um valor inicial, mas posteriormente aumentam os preços, alegando custos adicionais. Essas práticas lesam não apenas o bolso dos cidadãos, mas também comprometem a segurança e a saúde pública.

Diante dessa situação, a população é orientada a tomar precauções ao contratar serviços de dedetização. Recomenda-se que as empresas contratadas sejam conhecidas e respeitáveis, possuindo Alvará de Saúde e Licença Ambiental atualizados e específicos para a atividade de controle de pragas. Maria Luiza Winharski, responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária, ressalta a importância de registrar ocorrências policiais em casos de golpes e de verificar a legitimidade das empresas junto à Vigilância Sanitária antes de contratar qualquer serviço.

"Exija a apresentação dos documentos emitidos pela Vigilância, através da Prefeitura. Caso haja dúvidas, entre em contato imediatamente conosco pelo telefone 3581-5700 para verificar se a empresa está habilitada", enfatiza Maria Luiza, reforçando a importância da cautela diante dessa situação preocupante.