VITICULTURA: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA FORMALIZA TERMO DE CONVÊNIO JUNTO AO IDR/EMATER
quinta, 24 de março de 2022

Objetivo é impulsionar e estimular revitalização da viticultura no município. O programa atenderá 10 produtores locais.

O Prefeito Municipal Carlinhos Turatto juntamente com o Secretário Geral de Governo, Diego Borsatti e o Secretário de Agricultura José Carlos Ventura Junior, receberam na manhã desta quinta-feira, 24 de março, nas dependências do gabinete a Equipe da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) do Paraná e produtores locais.

O principal objetivo deste encontro foi para assinar o termo de convênio entre a administração municipal através da Secretaria de Agricultura, junto ao IDR, denominado como Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense – Revitis.

De acordo com o Chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento-SEAB e técnico agrícola Alexandre Bianchini, o município de Dois Vizinhos foi o primeiro entre os 7 municípios pertencentes a Regional, no qual já formalizou o convênio que trará a 10 produtores locais, o incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria na produção de uvas e seus derivados.

Este é um convênio de aproximadamente 230 mil reais, tendo como contrapartida aproximadamente 12 mil reais do município e o restante do valor é oriundo da Secretaria de Agricultura do Paraná, liberado e autorizado pelo Secretário Norberto Ortigara.

Além desse convênio a prefeitura tem parceria junto a outros inúmeros projetos e convênios junto a IDR e a Secretaria de Agricultura do Estado, como:

• Dois (2) projetos de pedra irregular que estão em execução. Investimento de aproximadamente 2 milhões de reais que é o calçamento entre a Comunidade de Boa Vista e Amparo e da Linha Pinheirinho que se encontram em andamento.

• Projeto de HORTA COMUNITÁRIA direcionado à entidade Guarda Mirim, um investimento de 90 mil reais, que irá beneficiar futuramente 90 crianças acolhidas pela entidade, sendo os técnicos da Secretaria de Agricultura do Município que ofertarão toda a assistência, e a produção será direcionada as famílias atendidas pela entidade.

• Convênio PANIFICADORA ESCOLA – instalado hoje junto a APMI, órgão que faz parte de Secretaria de Assistência Social. Um recurso o qual já foi comprado todos os equipamentos da linha industrial, como: forno, mesa, batedeira. Sendo possível a Secretaria ofertar cursos para as merendeiras, mães, fazer a produção de pães e destinar as escolas, famílias mais carentes, entidades e ou afins.

• Convênio também com as cooperativas do município, como por exemplo a COAFAR, através do Programa Estadual Compra Direta, o qual visa adquirir, gêneros alimentícios da cooperativa ou associação da agricultura familiar destinando diretamente ao atendimento da rede socioassistencial do Município. Este ano em 10 meses, o programa vai distribuir em torno de R$ 500 mil reais de alimentação, no qual irá comprar dos produtores associados e distribuir as famílias mais carentes.

Arnildo José Sganzerla, Gerente Regional do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antiga Emater) no ato destacou a importância dessa integração entre a Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura junto ao instituto, pois propicia uma amplitude maior de produtores beneficiados, sendo que se fosse trabalhado separadamente, o objetivo não seria da mesma forma alcançado.

O secretário Juninho agradeceu o empenho de todos e destacou que 10 produtores receberão através do programa do Governo do Estado em contra partida do Município, todo o incentivo à produção de uvas e seus derivados.

Juninho ainda agradeceu ao Prefeito Carlinhos e Vice Nery por sempre estarem abertos a todos os pedidos vindos da Secretaria, apoiando e incentivando os produtores rurais, dando o aval e a caneta cheia para que possam estar trabalhando.

“Se o produtor não planta o a cidade não janta”, destacou o Juninho.

Como sempre o Prefeito Carlinhos Turatto, enfatizou que não devemos ter medo e andar sempre de mãos dadas para o melhor ao município. “Já somos destaque no Agronegócio e estaremos sempre à disposição para juntos fortalecermos ainda mais a agricultura, a pecuária e todas as demais áreas que fazem parte das atividades rurais. Se for bom para o nosso produtor vai ser bom para todos. Espero bons frutos nas propriedades dos vitivinicultores, já que temos vários produtores de uva e nosso clima é propício”, finalizou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social