AÇÃO AMBIENTAL REÚNE VOLUNTÁRIOS EM CAMPANHA CONTRA O LIXO CLANDESTINO

Em comemoraçao ao Dia Mundial do Meio Ambiente, voluntários e autoridades duovizinhenses se mobilizam em campanha de limpeza

AÇÃO AMBIENTAL REÚNE VOLUNTÁRIOS EM CAMPANHA CONTRA O LIXO CLANDESTINO

Nessa terça-feira, 4 de junho, em honra ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade de Dois Vizinhos testemunhou um esforço coletivo hercúleo na luta contra o lixo clandestino. Organizado pelo Departamento de Agroindústrias e Sanidade Animal da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Dois Vizinhos (UTFPR-DV), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (CMDRMA) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), a iniciativa visava não apenas limpar, mas também conscientizar sobre os danos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos.

A ação começou por volta das 9h da manhã, em frente ao Pesque-Pague Good Life, onde voluntários se reuniram para receber orientações e equipamentos de segurança. Liderados pelo Diretor do departamento, Cledimar Boaretto, pelo Prof. Maurício Gorensteine (UTFPR), pelo Presidente do CMDRMA, Edson Ribeiro, os participantes partiram para quatro pontos de coleta, cada um sob a supervisão de um coordenador.

Após uma hora de intensa coleta, que resultou em aproximadamente 15 sacos de lixo por equipe, o material recolhido foi depositado em pontos estratégicos ao longo da estrada para posterior recolhimento por um caminhão. Entre os desafios enfrentados pelos voluntários, destacam-se os pontos de desova de lixo, que exigiram esforços extras para a retirada de resíduos como fraldas, lixo doméstico, móveis usados e até mesmo restos de animais.

Para uma voluntária, o cenário encontrado revelou a urgência da ação: "Encontramos alguns pontos de lixo que só com máquina para tirar. É triste ver um cenário como este. O ser humano não conhece o mal que essas atitudes podem causar para a saúde pública e no meio ambiente."

A iniciativa contou com o apoio de empresas locais, como Ouro Verde, Norte Sul Empreendimentos, BRF e Zotti, além do engajamento dos conselhos municipais CMDRMA e CMMA, e da empresa Solo Insumos Agrícolas, que contribuiu com sacos de rafia para a coleta.

Diante do sucesso da ação, fica evidente que o poder da união e da conscientização é fundamental na proteção do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis.

Facebook Twitter WhatsApp
Pesquisa-satisfacao