COMUNIDADE DE AUTO EMPOÇADO, ALTO EMPOÇADO, AUTO EMPOSSADO OU ALTO EMPOSSADO?

Erro de grafia ou história curiosa? A origem do nome de uma das mais tradicionais comunidades rurais de Dois Vizinhos alimenta discussões sobre seu verdadeiro significado.

COMUNIDADE DE AUTO EMPOÇADO, ALTO EMPOÇADO, AUTO EMPOSSADO OU ALTO EMPOSSADO?

Igreja da Comunidade de Alto Empossado (Empoçado)

Entre as tantas curiosidades que cercam as comunidades rurais de Dois Vizinhos, a confusão em torno do nome de uma delas chama atenção: seria Auto Empoçado, Alto Empoçado, Auto Empossado ou Alto Empossado? Embora pareça uma questão de simples grafia, essa confusão envolve significados muito diferentes e histórias inusitadas que mexem com a imaginação dos moradores.

O debate começa com as palavras “empoçado” e “empossado”. Quem circula por essa região logo percebe que não se trata de uma questão meramente ortográfica. A palavra "empoçado" se refere a algo que se enche de poças d'água, o que faz sentido, dado que o local, situado em uma região elevada, com cerca de 650 metros de altitude, acumulava água após fortes chuvas, dando origem ao termo. Em contrapartida, "empossado" se refere a alguém que toma posse de um cargo ou uma terra, evocando a ideia de pioneiros que chegaram e tomaram posse do lugar.

Por outro lado, a discussão também se estende ao uso de “auto” ou “alto”. “Auto”, com "u", significa algo relacionado a “si próprio” ou pode indicar um ato formal, como o auto de posse, sugerindo que os fundadores teriam se “auto empossado” das terras. Já “alto”, com "l", indica elevação, o que faria sentido, considerando a geografia local, que está numa região elevada.

O mais intrigante de toda essa confusão é que nem mesmo os moradores mais antigos conseguem esclarecer de onde vem o verdadeiro nome. Há quem jure que o local foi chamado de Empossado por uma questão de posse das terras. Outros afirmam que a água que se acumula após as chuvas deu origem ao nome Empoçado. E, claro, não faltam histórias de que algum erro de registro ou uma confusão entre as palavras acabou transformando o nome oficial em Alto Empossado, que foi consagrado pelo uso e continua até hoje.

O certo é que, independentemente da versão verdadeira, a comunidade de Alto Empossado — ou seria Empoçado? — permanece como um símbolo de tradição e mistério. Por um lado, carrega em seu nome um erro que virou parte da sua identidade, e por outro, reflete a riqueza linguística e as nuances da língua portuguesa, onde uma simples troca de letras pode mudar completamente o significado.

Seja pelo charme peculiar do erro, ou pelas histórias que povoam a imaginação local, a comunidade segue firme em suas raízes. E, apesar de todas as discussões, a beleza do nome reside justamente nessa incerteza que, de certa forma, também faz parte da história dos lugares. Em Alto Empossado, a tradição e a curiosidade caminham juntas, e talvez, o verdadeiro significado do nome continue a ser um daqueles segredos que só os antigos guardam e que, como a própria chuva, vem e passa, sem deixar respostas definitivas.

Facebook Twitter WhatsApp
Pesquisa-satisfacao