SAMU E SIATE: SAIBA QUANDO CHAMAR CADA SERVIÇO DE EMERGÊNCIA EM DOIS VIZINHOS

Entenda as diferenças entre os atendimentos para emergências clínicas e traumas e saiba quando acionar o serviço adequado.

SAMU E SIATE: SAIBA QUANDO CHAMAR CADA SERVIÇO DE EMERGÊNCIA EM DOIS VIZINHOS

Os moradores de Dois Vizinhos contam com dois serviços de emergência para situações distintas: o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência). Ambos funcionam 24 horas por dia, mas possuem áreas de atuação específicas.

Quando chamar o SAMU (192)

O SAMU, acionado pelo telefone 192, atende emergências clínicas, que são situações de saúde sem traumas físicos externos, mas que colocam em risco a vida da pessoa. Exemplos incluem:

• Dor no peito repentina, que pode indicar problemas cardíacos;
  • Intoxicações e envenenamentos, como ingestão de produtos de limpeza;
  • Perda de consciência ou desmaio;
  • Hemorragias de origem clínica;
  • Convulsões ou crises epilépticas.

Lembre-se: se o problema for interno e sem sinais de ferimentos evidentes, o SAMU é o serviço mais indicado para cuidar de emergências clínicas.

Quando chamar o SIATE (193)

Já o SIATE, acionado pelo telefone 193, é especializado em emergências com traumas físicos e situações de risco externo. Ele é operado pelo Corpo de Bombeiros e é ideal para:

• Acidentes de trânsito com feridos;
  • Ferimentos por armas (de fogo ou armas brancas);
  • Agressões físicas;
  • Quedas que causaram fraturas ou ferimentos;
  • Ataques de animais, como mordidas de cães ou ataques de abelhas;
  • Choques elétricos;
  • Afogamentos e queimaduras.

Dica prática: se o problema envolve ferimentos visíveis ou acidentes com trauma, o SIATE deve ser acionado.

Macete para diferenciar: SAMU para problemas de saúde, SIATE para ferimentos

Se você está diante de uma pessoa com problemas internos (sem lesões visíveis), como dor intensa ou desmaio, ligue para o SAMU (192). Se houver um ferimento, fratura, ou se o caso envolve um acidente com impactos físicos, o SIATE (193) é o serviço mais apropriado.

Telefones úteis para emergências

Além do SAMU (192) e SIATE (193), outros números importantes incluem:

• 190 - Polícia Militar
  • 197 - Polícia Civil
  • 181 - Narcodenúncia
  • 188 - CVV (Centro de Valorização da Vida)

O envio de ambulâncias e equipes especializadas ocorre o mais breve possível após a chamada.

Facebook Twitter WhatsApp
Pesquisa-satisfacao