DOIS VIZINHOS REGISTRA PRIMEIRO CASO DE COQUELUCHE

Caso confirmado em criança de 10 anos reforça importância da imunização para evitar a propagação da doença.


DOIS VIZINHOS REGISTRA PRIMEIRO CASO DE COQUELUCHE

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos confirmou nesta segunda-feira, 29 de outubro, o primeiro caso de coqueluche no município. O diagnóstico foi feito pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) em um paciente de 10 anos. A coqueluche, causada pela bactéria Bordetella pertussis, é uma infecção respiratória altamente contagiosa que pode evoluir para quadros graves, especialmente em crianças menores de seis meses, podendo resultar em sérias complicações e até em óbito.

A coqueluche se manifesta com tosse intensa e prolongada, podendo levar a complicações graves, como hérnias abdominais devido à intensidade das crises de tosse. Para prevenir a doença, a vacinação é o método mais eficaz e está disponível gratuitamente nos postos de saúde de Dois Vizinhos para crianças e gestantes, que estão entre os grupos mais vulneráveis.

Diante do caso confirmado, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população verifique e atualize o calendário vacinal, especialmente pais e responsáveis por crianças. "A imunização é a principal forma de proteção contra a coqueluche, que pode ser grave em casos não vacinados," destaca o comunicado da Secretaria.

A população é incentivada a procurar o posto de saúde mais próximo e garantir a vacinação, contribuindo para a proteção de toda a comunidade e para evitar a propagação da doença em Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos


Visitas: 1052
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao