Programa Parceiro da Escola promete otimizar administração e elevar qualidade pedagógica, e conta com apoio da prefeitura
Programa Parceiro da Escola tem mais de 90% de aprovação nas unidades do projeto-piloto (Foto: Seed-Pr)
O Colégio Estadual Dois Vizinhos (CEDV) poderá se tornar a primeira instituição de ensino do município a integrar o Programa Parceiro da Escola, uma iniciativa inovadora da Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) que visa melhorar a gestão administrativa das escolas estaduais através de parcerias com empresas especializadas. A proposta, já aprovada em unidades-piloto, busca liberar os diretores para se concentrarem exclusivamente nas funções pedagógicas, deixando o gerenciamento de infraestrutura e serviços terceirizados nas mãos de profissionais qualificados.
O prefeito Carlinhos Turatto declarou apoio à adesão do CEDV ao programa, ressaltando o compromisso da administração municipal com o avanço educacional: “Assim como o Estado investiu nas escolas cívico-militares e nós no ensino em tempo integral, acreditamos que esse Programa Parceiro da Escola é importante para melhorar a qualidade do ensino. Eu não tenho dúvidas que iniciativas como essa contribuem para o futuro dos nossos estudantes”.
Resultados positivos e aprovação
O programa já apresenta resultados expressivos nas unidades-piloto do Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais. Em ambas as escolas, houve aumento na matrícula, frequência dos alunos e desempenho acadêmico. No Colégio Anita Canet, por exemplo, a frequência subiu de 84% para 88% e a média de acertos dos alunos na Prova Paraná passou de 41% para 45%.
Com mais de 90% de aprovação nas comunidades escolares onde já foi implementado, o programa é visto como um modelo de sucesso. Entre os benefícios destacados estão a redução de aulas vagas, melhorias na infraestrutura e um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
Impacto esperado em Dois Vizinhos
Se aprovado pela comunidade escolar, o CEDV poderá experimentar um impacto similar, com melhorias tanto na gestão quanto no desempenho dos estudantes. A consulta pública, prevista para acontecer nos moldes das escolas cívico-militares, garantirá que pais, alunos e professores participem do processo decisório de forma democrática.