Projeto aguardado há mais de 20 anos solucionará o tráfego pesado e contribuirá para o desenvolvimento da região sul da cidade
Esboço preliminar do projeto do Contorno Sul, em Dois Vizinhos.
A construção do Contorno Sul de Dois Vizinhos, uma das grandes obras aguardadas pelo município, deu um passo importante nessa sexta-feira, 13, com o anúncio feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante sua presença na cidade. Ratinho garantiu que disponibilizará recursos estaduais para sua execução. A obra, que promete transformar a logística urbana e industrial da cidade, ainda depende de etapas burocráticas para a liberação dos valores, mas a Prefeitura já está agilizando a elaboração do projeto para que o município esteja pronto para dar início à execução assim que os recursos forem liberados.
Um projeto estratégico para o futuro
O Contorno Sul terá cerca de 6 quilômetros de extensão, conectando o trevo da PR-281, próximo à antiga Saramandaia, ao trevo da PR-493, que dá acesso a Verê. O projeto prevê três viadutos estratégicos e a implantação de terceiras faixas em alguns trechos.
Embora a previsão de início das obras dependa da implementação de processos administrativos e burocráticos no Estado, o município já está trabalhando na especificação detalhada do projeto. “Estamos fazendo a nossa parte, elaborando o projeto com toda a seriedade necessária. Essa é uma obra que vai transformar Dois Vizinhos, e precisamos estar prontos quando os recursos forem liberados pelo Estado”, afirmou o engenheiro Juscelino Thomazi, secretário de Planejamento e Ações Estratégicas.
Impactos na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico
O Contorno Sul promete retirar o tráfego pesado da área urbana, principalmente de veículos que não acessam os parques industriais ou a BRF, mas que atualmente passam pela malha viária central da cidade. Segundo o prefeito Carlinhos Turatto, o contorno não apenas trará mais segurança e fluidez ao trânsito, mas também abrirá novas possibilidades para o desenvolvimento industrial e econômico na região sul de Dois Vizinhos. “Essa obra é essencial para o crescimento de nossa cidade. Estamos solucionando um problema histórico de trânsito e, ao mesmo tempo, criando oportunidades para o desenvolvimento de novas empresas. Com certeza, será um marco para Dois Vizinhos e toda a região”, destacou o prefeito.
Obstáculos e próximos passos
O custo estimado da obra é superior a R$ 70 milhões, incluindo a construção dos viadutos e as melhorias viárias. Apesar da falta de uma previsão concreta para o início das obras, o município demonstra compromisso e agilidade em cumprir sua parte no processo, que consiste exatamente na confecção do projeto, enquanto aguarda a liberação dos recursos pelo Governo do Estado, mais uma vez, intermediados pelos deputados Adão Litro (estadual) e Paulo Litro (federal). O Contorno Sul é mais um exemplo de como Dois Vizinhos está se preparando para um futuro de crescimento sustentável e qualidade de vida para seus moradores.