SECRETARIA DE SAÚDE ALTERA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE EM CONFORMIDADE COM NORMA ESTADUAL

A mudança ocorre devido ao Memorando Circular nº 001/2025 da Secretaria de Saúde do Paraná, que passa a adotar o modelo de relatório anual para os dados de arboviroses.


SECRETARIA DE SAÚDE ALTERA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE EM CONFORMIDADE COM NORMA ESTADUAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos anunciou uma atualização na forma de divulgação do Boletim Epidemiológico da Dengue. A partir de agora, os dados serão contabilizados exclusivamente dentro do ano civil, seguindo a diretriz estabelecida pelo Memorando Circular nº 001/2025 da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

O documento estadual determina que o Relatório Epidemiológico das arboviroses – Dengue, Febre de Chikungunya e Zika Vírus – passe a ser divulgado anualmente, ao invés do modelo anterior, com base em períodos epidemiológicos. A decisão é fundamentada na sazonalidade da doença e no fato de que a maior parte dos casos ocorre no primeiro semestre do ano.

A secretária municipal de Saúde, Claudete Meurer, destacou que a mudança visa facilitar a análise dos dados e permitir maior alinhamento com os relatórios do Ministério da Saúde e de outros estados. “Essa alteração mais clara para a população e para os profissionais de saúde na compreensão dos dados, além de contribuir para estratégias mais eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti”, afirmou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Dois Vizinhos, Grasieli Pedrussi, também reforçou a importância da mudança: "Agora, os boletins semanais da dengue considerarão apenas os casos registrados a partir de 1º de janeiro de 2025, o que permitirá um acompanhamento mais objetivo da evolução da doença dentro de cada ano."

O Boletim Epidemiológico da Dengue, atualizado em 19 de fevereiro de 2025 pela Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos, registra 52 casos notificados, dos quais 39 foram descartados como negativos, 11 sequências como suspeitas e apenas 2 foram confirmados como positivos para a doença. Não há registros de hospitalizações nem óbitos. A Prefeitura reforça a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti para evitar a propagação da dengue no município.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos


Visitas: 442
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao