Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza protege grupos prioritários e reduz riscos de complicações

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos informa que, a partir da tarde desta terça-feira (1º), estará disponível nos postos de saúde do município a vacina contra a gripe, marcando o início da 27ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No Paraná, a campanha também se inicia hoje, priorizando a imunização de grupos mais vulneráveis.
A vacinação é essencial para reduzir os riscos de complicações causadas pelo vírus da Influenza, que pode levar a casos graves de gripe, pneumonias e até internações. A influenza é uma doença viral altamente contagiosa, cujos sintomas incluem febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, coriza e tosse seca. Em indivíduos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas, a infecção pode levar a complicações graves.
Grupos Prioritários
Em 2025, a vacinação contra a gripe terá início com os seguintes grupos prioritários:
- Idosos com 60 anos ou mais
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas (mulheres no pós-parto)
- Pessoas com doenças crônicas
A meta é proteger os indivíduos mais suscetíveis às complicações da doença e evitar surtos na população. A vacina, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é segura e eficaz na prevenção dos subtipos do vírus Influenza que estão em circulação neste ano.
Dia "D" de Mobilização Social
A Secretaria de Saúde destaca que o "Dia D" de mobilização social para vacinação contra a gripe será realizado no dia 10 de maio. Nesta data, os postos de saúde do município estarão mobilizados para atender a população e ampliar a cobertura vacinal.
A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde de Dois Vizinhos. A orientação é que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários compareçam aos locais de vacinação levando a carteirinha de vacinação e um documento com foto.
Manter a vacinação em dia é essencial para proteger não apenas a si mesmo, mas também toda a comunidade. Para mais informações sobre a campanha, os cidadãos podem acessar o site do Ministério da Saúde (www.gov.br/saude) ou procurar a unidade de saúde mais próxima.