Município levou sua fé, cultura e criatividade até Foz do Iguaçu

A fé também movimenta a economia, e Dois Vizinhos está cada vez mais firme no cenário do Turismo Religioso do Paraná. Entre os dias 08 e 10 de abril, o município participou com destaque do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado em Foz do Iguaçu. O evento reuniu gestores públicos, lideranças religiosas, artesãos, empresários e especialistas para debater o potencial transformador do turismo de fé no estado.
Representando a cidade, estiveram o secretário municipal de Turismo, Flávio Galeazzi, a presidente da Associação Santiago Brasil, Luciane Reguilin, e o secretário da entidade, Ronaldo de Souza. Luciane, aliás, foi uma das palestrantes do segundo dia do evento, apresentando com orgulho o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. Também integraram a comitiva o mestre-artesão Moacir Mafra Jr. e a artesã Ivanir Cordeiro, com suas obras de arte sacra expostas nos dias 9 e 10; Rosangela Nonemacher, representando a Legacy Fiel; e Adriano Radaelli, gerente da Instância de Governança Regional (IGR) Vales do Iguaçu, que lançou o primeiro Mapa do Turismo Religioso do Sudoeste do Paraná.
Com painéis e palestras sediados em espaços simbólicos como a Mesquita Omar Ibn Al Khattab e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, o evento buscou promover o turismo religioso como um vetor de desenvolvimento econômico e cultural. Na programação, foram abordados temas como trilhas religiosas, experiências de fé, turismo halal, missões jesuíticas e a importância da qualificação profissional para o setor.
Segundo o secretário Flávio Galeazzi, a participação de Dois Vizinhos superou as expectativas: “Levamos a mensagem de que o turismo religioso pode ser uma ponte entre o sagrado e o desenvolvimento econômico. Foi uma honra apresentar o nosso projeto do Caminho de Santiago, estabelecer contatos estratégicos e, acima de tudo, mostrar o potencial da nossa cidade. Inclusive, formalizamos nossa intenção de sediar o 8º Fórum Paranaense de Turismo Religioso em 2026, o que colocaria Dois Vizinhos ainda mais em evidência no estado”.
Flávio também destacou os encontros produtivos com nomes importantes do setor, como Sara Moraes, representante da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, e Paulo Angeli, idealizador do Festival de Turismo das Cataratas.
O evento reforça o compromisso de Dois Vizinhos com o turismo sustentável, diversificado e acolhedor. O município, que já é destaque no agronegócio e na inovação, agora consolida também seu lugar como um destino de fé, cultura e espiritualidade.