Atualização viabiliza implantação de CEPs específicos, melhora serviços postais e responde à expansão urbana de Dois Vizinhos.

Com o crescimento acelerado e a expansão da construção civil nos últimos anos, Dois Vizinhos está desenvolvendo um novo mapa urbano, que contempla todos os loteamentos, vilas residenciais e aglomerados habitacionais existentes nos 27 bairros oficiais do município. O projeto representa um passo importante rumo à organização territorial, ao ordenamento urbano e à melhoria dos serviços públicos.
O novo mapa está sendo elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Ações Estratégicas, e dependerá ainda da atualização do Plano Diretor e, posteriormente, da publicação de um decreto municipal para sua oficialização.
A medida atende a uma antiga reivindicação da população e dos próprios Correios, que há anos solicitam a organização formal dos bairros com o objetivo de atribuir um Código de Endereçamento Postal (CEP) específico para cada um. Atualmente, muitos bairros compartilham o mesmo CEP, dificultando o trabalho de localização, distribuição de correspondências e a prestação de diversos serviços públicos e privados.
Confira os 27 bairros oficiais propostos para Dois Vizinhos (em ordem alfabética):
-
Bairro Araucária
-
Bairro Attílio Fontana
-
Bairro Canarinho
-
Bairro da Luz
-
Bairro das Torres
-
Bairro Esperança
-
Bairro Jardim Concórdia
-
Bairro Jardim da Colina
-
Bairro Jardim Marcante
-
Bairro Jirau Alto
-
Bairro Margarida Galvan
-
Bairro Nossa Senhora Aparecida
-
Bairro Nossa Senhora de Lurdes
-
Bairro Novo Horizonte
-
Bairro Pinheirinho
-
Bairro Sagrada Família
-
Bairro Santa Luzia
-
Bairro São Francisco de Assis
-
Bairro São Francisco Xavier
-
Bairro São Judas Tadeu
-
Bairro São Luiz
-
Bairro Sol Nascente
-
Bairro Verdes Campos
-
Bairro Vitória
-
Centro
-
Centro Norte
-
Centro Sul
Com a organização urbana mais clara e formalizada, a expectativa é que os Correios possam iniciar o processo de codificação postal por bairro, garantindo mais precisão e agilidade nos serviços. O novo mapa também será essencial para planejamentos futuros nas áreas de infraestrutura, transporte, habitação, saúde e educação, servindo como base para tomada de decisões técnicas e estratégicas.