SEMINÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS REFLETE SABERES E SAÚDE POPULAR

Evento reuniu autoridades, acadêmicos e comunidade para discutir uso sustentável de plantas medicinais e sua integração às políticas públicas de saúde


SEMINÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS REFLETE SABERES E SAÚDE POPULAR

Na tarde de sexta-feira, 5 de setembro, o restaurante da Casa do Produtor da Sociedade Rural Vale do Iguaçu, localizado no Parque de Exposições, recebeu um dos encontros mais relevantes para a promoção da saúde popular em Dois Vizinhos: o Seminário Municipal de Plantas Medicinais, Territorialização da Política Nacional "Plante e Colha Saúde". O evento reuniu autoridades, pesquisadores e comunidade em um diálogo aberto sobre o uso consciente e sustentável das plantas medicinais.

Integrando saberes tradicionais e políticas públicas

Com o objetivo de estimular a integração dos conhecimentos populares sobre plantas medicinais às políticas de saúde, o seminário destacou a importância do cultivo responsável dessas plantas, reconhecendo seu papel fundamental na qualidade de vida, na valorização dos saberes tradicionais e no desenvolvimento local sustentável.

Presenças que marcaram o encontro

O evento contou com a presença do Prefeito Carlinhos Turatto, que destacou o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde integrativa e a valorização dos saberes tradicionais; de Nilton Tega, secretário geral de governo e presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu, de Maria de Lourdes Claro da Silva, secretária da Mulher, Idoso e Juventude, do Professor Vicente (UTFPR), que representou a instituição acadêmica, de Mauri Ferreira dos Santos, representando a deputada estadual Luciana Rafagnim, do gestor Marcos Carvalho, responsável pelo Projeto de Plantas Medicinais da Itaipu Binacional, que trouxe uma perspectiva estratégica e de fomento; do Deputado Estadual Adão Litro, do secretário de Meio Ambiente, Neri Machado, que trouxe o viés da sustentabilidade ecológica e do Dr. Jair Kotz, coordenador do projeto de Plantas Medicinais da UNIOESTE, responsável por apresentar os fundamentos científicos da territorialização da política nacional.

Caminhos abertos para o futuro

Durante o seminário, foram discutidos os caminhos para o cultivo, manejo, estudos técnicos e a inserção dessa temática na rede municipal de saúde. Temas como os hortos medicinais, capacitação de profissionais para prescrição segura e ações educativas foram debatidos, em consonância com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A iniciativa também dialoga com programas inovadores que antecipam o protagonismo de Dois Vizinhos nesse campo visionário.

Um marco para a cidade e o campo

O “Plante e Colha Saúde” representa um momento de convergência entre ciência, tradição e políticas sociais. Ao integrar saberes dos técnicos, pesquisadores e da comunidade, o seminário firmou um passo importante rumo à construção de políticas de saúde mais inclusivas, humanizadas e culturalmente enraizadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos


Visitas: 102
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao