Iniciativa reúne cuidadores contemplados pelo programa estadual e fortalece a rede de apoio às famílias que cuidam de pessoas idosas.
Sexta-feira, 26 de junho de 2026
Cuidar de quem cuida. Com esse propósito, a Secretaria Municipal da Mulher, Idoso, Juventude, Migrantes e Promoção da Igualdade Racial realizou, na tarde da última quarta-feira, o 1º Encontro Presencial do Programa Bolsa Cuidador Familiar, reunindo os cuidadores familiares contemplados pelo programa estadual. A iniciativa também marcou a criação do NUMUC – Núcleo Municipal de Cuidadores, desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.
O encontro contou com a presença da Alzenir de Fátima Brudeck Sizanoski, Consultora Externa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vinculada à Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), que conduziu um importante momento de diálogo sobre os desafios enfrentados por quem dedica sua vida ao cuidado de uma pessoa idosa. A tarde foi marcada pela troca de experiências, orientações e, principalmente, pelo reconhecimento daqueles que exercem, diariamente, uma das missões mais nobres: cuidar de um familiar.
Com a criação do Núcleo Municipal de Cuidadores (NUMUC), o município passa a promover encontros periódicos voltados aos cuidadores familiares participantes da Bolsa Cuidador Familiar. A iniciativa tem como objetivo oferecer acolhimento, informação, orientação, apoio emocional e um espaço permanente de escuta, fortalecendo a rede de apoio às famílias e reconhecendo que quem cuida também precisa ser cuidado.
Mais do que acompanhar a execução do programa, o NUMUC nasce com a missão de estar próximo dos cuidadores, compreender suas necessidades e construir, juntamente com eles, ações que promovam qualidade de vida tanto para quem recebe os cuidados quanto para quem dedica seu tempo, amor e atenção a essa importante missão.
A criação do núcleo reforça o protagonismo de Dois Vizinhos, um dos 20 municípios selecionados entre os 399 do Paraná para integrar o projeto-piloto da Bolsa Cuidador Familiar, vinculada ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.
Atualmente, as 15 bolsas destinadas ao município na etapa piloto já estão preenchidas. Além disso, mais de 35 famílias que atenderam aos critérios do programa aguardam a ampliação do número de vagas pelo Governo do Estado. A expressiva demanda demonstra a importância da iniciativa e reforça a expectativa de que novas bolsas sejam disponibilizadas futuramente, permitindo que mais cuidadores familiares sejam contemplados.
A implantação e o fortalecimento do programa são resultado do trabalho integrado entre diversas secretarias municipais. A Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável pela atualização e acompanhamento do Cadastro Único, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes da Atenção Primária e dos Agentes Comunitários de Saúde, realiza as visitas domiciliares e auxilia na identificação dos idosos em situação de fragilidade. Essa união de esforços fortalece a rede de proteção social e demonstra que, quando as políticas públicas caminham de forma integrada, os resultados alcançam cada vez mais famílias.
A secretária municipal destacou que o compromisso da Administração Municipal sempre foi humanizar o atendimento à população, oferecendo não apenas serviços, mas também acolhimento, escuta e cuidado.
"Estamos aqui para servir às pessoas. Nossa missão, enquanto gestores públicos, é ouvir, acolher e trabalhar diariamente para melhorar a vida da nossa comunidade. Queremos fortalecer políticas públicas que deixem resultados concretos, ampliem oportunidades e façam a diferença na vida das famílias, especialmente daquelas que mais precisam de apoio."
Ao final do encontro, os participantes receberam um kit destinado ao conforto e ao bem-estar da pessoa idosa atendida pelo Programa Bolsa Cuidador Familiar. A ação foi viabilizada por meio de uma importante parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que disponibilizou para cada família um kit composto por travesseiro, fronha, lençol e manta, contribuindo para oferecer ainda mais conforto e dignidade aos idosos atendidos.
Mais do que a entrega de itens, o gesto simboliza o compromisso da Administração Municipal em fortalecer a rede de cuidados, reconhecendo o trabalho silencioso dos cuidadores familiares e reafirmando que ouvir, acolher e cuidar das pessoas continuará sendo uma das prioridades da gestão municipal. O NUMUC nasce para ser esse espaço permanente de apoio, orientação e acolhimento, fortalecendo vínculos e garantindo que nenhum cuidador caminhe sozinho nessa missão.
A Secretaria Municipal também orienta que os cuidadores familiares que prestam assistência voluntária a pessoas idosas e ainda não participam do programa realizem o Cadastro Estadual do Cuidador Familiar, disponibilizado pelo Governo do Paraná. O levantamento tem como objetivo identificar quem são e onde estão esses cuidadores, subsidiando a criação e a ampliação de políticas públicas voltadas ao cuidado da pessoa idosa. O cadastro é gratuito e pode ser realizado pelo portal da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI): https://www.semipi.pr.gov.br/cuidadoresfamiliares. Quanto mais cuidadores estiverem cadastrados, maior será a capacidade do Estado de planejar novas ações e ampliar programas que beneficiem os municípios e as famílias paranaenses.