Mais de 120 Animais Foram Castrados no Programa Castrapet Paraná Em Dois Vizinhos.
Mais de 120 Animais Foram Castrados no Programa Castrapet Paraná Em Dois Vizinhos.

Aconteceu no último sábado no Parque de Exposições de Dois Vizinhos a castração de 126 animais, 41 gatas, 29 gatos, 29 cadelas e 27 cachorros.

A castração desses animais foi feita pelo Programa CastraPet Paraná, através do Deputado Estadual Marcio Pacheco que indicou Dois Vizinhos para ser o município a ser beneficiado com as castrações.

As seleções desses animais foram feitas através dos cadastros feitos pelos tutores na Secretaria de Agricultura com a veterinária Rosangela Estel Ziech, ela que é responsável pelo Projeto de controle populacional de cães e gatos do município, e também é a veterinária gestora do programa

Os casos mais urgentes foram beneficiados com a castração, que eram:

 1.Para tutores comprovadamente de baixa renda, cadastrados junto ao Cadastro Único para programas sociais e ser residente no Município de Dois Vizinhos, com apresentação de comprovante de residência no ato do cadastro;

2. Animais que foram adotados por ONGs


3. Tutores que tenham um número alto de animais em sua residência para castração. Critérios esses que estão estipulados na lei de Nº 2132 do municipio.

No início eram para ser feitas 109 castrações apenas, porem o idealizador do programa e secretário da SEDEST (Secretaria do Desenvolvimento Sustetável e do Turismo) Marcio Nunes, autorizou a abertura de mais 17 vagas, as quais foram preenchidas pela veterinaria gestora.

O Município de Dois Vizinhos possui um banco de cadastros, com fluxo de cadastramento contínuo, que atualmente conta com cerca de 2170 cadastros.

Em entrevista ao Programa Fala Prefeitura a veterinária Rosangela Estel Ziech, explicou um pouquinho como funcionou o Programa CastraPet Paraná deste último sábado;

“A demanda de animais para castração é muito maior do que a capacidade técnica operacional da equipe do município. Por isso, é muito importante e imprescindível a parceria com o Governo do Estado nesse programa, bem como, que os tutores que tenham condições financeiras procurem realizar a castração nas clínicas veterinárias particulares, também é Importante destacar que a cirurgia contraceptiva é apenas um dos pilares do manejo de controle populacional de pequenos animais, a educação para posse responsável é igualmente importante. Os tutores sempre deverão assumir as responsabilidades sobre seus animais” destacou ela.

Lembrando que para os tutores que fizeram o cadastro e não foram contemplados esta vez, para aguardarem que irão ser beneficiados durante o ano de 2023.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Visitas: 2785
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao