Município recebe as primeiras 540 doses da Qdenga®, vacina que protege contra os quatro tipos do vírus da dengue. Imunização é gratuita e será aplicada nas Unidades de Saúde.

Uma boa notícia para a saúde pública de Dois Vizinhos: a tão esperada vacina contra a dengue já está disponível no município. A primeira remessa, com 540 doses da Qdenga® (TAK-003), começará a ser distribuída nesta segunda-feira, dia 19, em todas as Unidades de Saúde, marcando um importante avanço no combate a uma das doenças que mais preocupam a população.
Neste primeiro momento, a imunização é destinada a um público-alvo específico: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que tem apresentado os maiores índices de hospitalização em epidemias recentes da doença. A aplicação é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não exige exame prévio para comprovar infecção anterior por dengue.
COMO FUNCIONA A VACINA?
A Qdenga® é uma vacina de vírus vivo atenuado, desenvolvida para proteger contra todos os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, 2, 3 e 4). O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Alguns cuidados devem ser observados:
- É necessário aguardar 30 dias entre a aplicação da Qdenga® e outras vacinas de vírus vivos, como a da febre amarela.
- Em casos de infecção recente por dengue, é preciso esperar pelo menos seis meses para iniciar a vacinação.
UM MARCO NA PREVENÇÃO
O início da vacinação representa um marco importante para Dois Vizinhos, especialmente após o município ter enfrentado altos índices de casos de dengue nos últimos anos. Com a chegada da Qdenga®, o objetivo é reduzir o número de infecções, hospitalizações e, sobretudo, salvar vidas.
A secretária municipal de Saúde, Claudete Meurer, reforça a importância da adesão: “É fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar. Esta é uma oportunidade única de garantir proteção a uma parcela da população que tem sido diretamente afetada pela dengue.”
PROCURE SUA UNIDADE DE SAÚDE
As vacinas já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Dois Vizinhos. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e carteira de vacinação da criança ou adolescente.
A orientação é clara: quanto antes vacinar, melhor! A dengue é uma doença grave e que pode matar — prevenir é sempre o melhor caminho.