EXPEDIÇÃO RIO CHOPIM: EXPLORADORES SE UNEM PARA PRESERVAR UMA JOIA DO SUDOESTE DO PARANÁ

Liderados por figuras de destaque da região, quase 150 membros se preparam para uma expedição que visa explorar e preservar o Rio Chopim, vital para a biodiversidade, economia e cultura do sudoeste paranaense.

Rio Chopim! Um dos mais belos e sinosos do Paraná

Uma iniciativa notável está mobilizando moradores das cidades margeadas pelo Rio Chopim. A Expedição Rio Chopim, liderada por várias pessoas, em especial pelos idealizadores Edison Pin (de Dois Vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu), Ivanir Dalanhol (Palmas), Flávia Ostapiv (Pato Branco) e Arquimedes Palavicini (Clevelândia), visa explorar, documentar e preservar este importante recurso natural do Paraná. Com aproximadamente 150 membros, o grupo, que inicialmente está se organizando virtualmente, reúne pessoas de diversas profissões e cidades com um interesse comum: a proteção e valorização do Rio Chopim.

“O Rio Chopim é uma joia natural do Paraná, em especial, da Região Sudoeste, vital para a biodiversidade, a economia e a cultura da região. Seu futuro depende de esforços contínuos de conservação e de um uso sustentável que permita que as futuras gerações também possam desfrutar de seus benefícios”, afirma Edison Pin, um dos líderes da expedição. A importância histórica, econômica e ecológica do rio não pode ser subestimada.

Geografia e Hidrografia do Rio Chopim

O Rio Chopim, com seus 452 km de extensão, nasce na região dos Campos de Palmas e deságua no Rio Iguaçu. Ele atravessa diversos municípios, incluindo Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge d’Oeste, Dois Vizinhos, Verê, São João, Itapejara d'Oeste, Coronel Vivida, Pato Branco, Honório Serpa, Mangueirinha, Clevelândia, Coronel Domingos Soares e Palmas. Suas águas sinuosas e a grande amplitude altimétrica fazem do rio um cenário de abundantes corredeiras e quedas-d’água, abrigando uma rica biodiversidade e sendo fundamental para a agricultura local.

Importância Histórica, Cultural e Ecológica

Antes da colonização na década de 1930, a região era habitada pelos povos indígenas Kaingang e Guaranis, que dependiam do rio para obter água e alimentos. Com a chegada dos colonizadores, principalmente a partir da década de 1950, o rio tornou-se essencial para o desenvolvimento agrícola e econômico da região. Hoje, o Rio Chopim é fundamental para a fauna e flora locais, além de ser um importante ponto de ecoturismo e pesca esportiva.

Uso Econômico e Desafios Futuro

As margens do Rio Chopim são intensivamente utilizadas para a agricultura, que depende da irrigação fornecida pelo rio. Além disso, o rio abriga várias pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), essenciais para a energia da região. No entanto, a exploração econômica do rio levanta questões sobre o impacto ambiental e a necessidade de um desenvolvimento sustentável.

Promover a conscientização sobre a importância do Rio Chopim é fundamental. A expedição também tem um papel educativo, com programas e projetos comunitários que visam engajar a população local na preservação do rio.

O Futuro da Expedição Rio Chopim

A Expedição Rio Chopim é um marco no esforço contínuo para a conservação e o uso sustentável do rio. A união de quase 150 membros de diversas cidades e profissões demonstra a importância coletiva que o Rio Chopim possui. A expedição não só explorará a geografia e a hidrografia do rio, mas também reforçará a necessidade de sua preservação para as futuras gerações.

O grupo espera que o mapeamento e o documentário do rio sensibilizem as autoridades, universidades e órgãos de pesquisa, e com isso possa se gerar pesquisas científicas em torno do tema. O nome "Chopim" se origina da expressão "xo-pin" ou "xopĩ", na língua Kaingang, é que significa "cortado" ou "separado". Essa expedição pode separar o antes e o depois na história desse rio.

Facebook Twitter WhatsApp
Pesquisa-satisfacao